Ultimamente temos visto vários artigos que falam sobre o Gestor de Facilities, que é o profissional que gerencia, ou melhor “facilita” os serviços de apoio para que as áreas fins possam entregar melhores resultados.
O que faz o Gestor de Facilities?
O Gestor de Facilities coordena as áreas de apoio e infraestrutura, a fim de assegurar o funcionamento dos outros setores da instituição, os chamados setores produtivos. As áreas de apoio que estão sob sua gestão geralmente são, Manutenção Predial, jardinagem, Recepção, Limpeza, Hotelaria, Telefonia e Segurança Patrimonial, dependendo do nicho de negócio da empresa, setores como o Departamento de Compras podem ser agregados ao Departamento de facilities.
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Qual a formação dos Profissionais que gerenciam Facilities?
Em uma breve olhada no linkedin, é possível identificar que a maioria dos Gestores de Facilities são originados de setores como Nutrição – Operações – Logística – Hotelaria – Administração Predial e principalmente Administradores de empresas e Engenheiros.
Atribuições do Gestor de Facilities
Segundo a Catho,
Gerencia a prestação de serviços terceirizados de manutenção predial, recepção, limpeza, telefonia, segurança patrimonial e compras. Elabora estratégias para controle de custos e despesas previstos e avalia os resultados alcançados.
em: https://www.catho.com.br/profissoes/gerente-de-facilities/
Segundo a Catho, o salário Médio do Gerente de facilities nos Brasil é de R$ R$ 7.189,04
O Gestor de facilities além de ser o responsável pela operação dos diversos setores que garantem o funcionamento da estrutura e operação da empresa, é responsável por Gerenciar os indicadores, planos de ação, Kpis e SLAs dos serviços. Controla ainda as compras de materiais e Contratos de terceirizados e ainda a Gestão de pessoas dos serviços.
Gestão de Facilities ou Gestão de Estrutura?
A gestão de estruturas (tradução literal do termo inglês “facilities management“) constitui um campo interdisciplinar que se ocupa da coordenação de espaços, infraestruturas, pessoas e organizações, frequentemente associado a funções relacionadas com a gestão da prestação de serviços gerais a instalações, tais como edifícios de escritórios, estádios, escolas, centros de congressos, centros comerciais, hospitais, hoteis, etc..
fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_de_facilidades
Um Time de Gestão de Facilities
Por que um time? O Gerente de facilities, é um profissional de múltiplos conhecimentos, capaz de alinhar as diversas áreas de serviços e de apoio em uma instituição, mas de forma alguma este profissional vai conseguir gerir todas as áreas sozinho, pois “dentro” de Facilities estão também áreas técnicas que requer formação específica para a Gestão, por exemplo, Nutrição e Manutenção Predial.
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Importância do Gestor de Facilities
Com tantas áreas de apoio, e devido a importância destas áreas para o core business da empresa, é necessário cuidar destes setores de maneira planejada, articulando todos os processos de forma que um departamento complemente os demais, agindo de maneira orquestrada a fim de atender as necessidades dos clientes internos, sem impactar outros processos e sobretudo otimizando o tempo.
Ter um profissional que entenda as várias “línguas” das diferentes alas, como; Hotelaria, Nutrição, Lavanderia, Manutenção Predial, Recepção, Telefonia e Suprimentos, é sem dúvida um passo adiante na Qualidade da Prestação de Serviços, diminuindo o conflito e contribuindo inclusive com o clima organizacional.
Cursos de Gestão de Facilities
Para quem se familiariza com a profissão mas precisa de mais conhecimentos, existe diversas escolas que ministram curso livre de Gestão de Facilidades e até mesmo MBA em Gestão de Facilidades, como a AEA Educação Continuada, o MBA da USP e o MBA do SENAI .