Atribuições do Gestor de Facilities

Gestão de facilities

Ultimamente temos visto vários artigos que falam sobre o Gestor de Facilities, que é o profissional que gerencia, ou melhor “facilita” os serviços de apoio para que as áreas fins possam entregar melhores resultados.

 O que faz o Gestor de Facilities?

Gestão de facilities

O Gestor de Facilities coordena as áreas de apoio e infraestrutura, a fim de assegurar o funcionamento dos outros setores da instituição, os chamados setores produtivos. As áreas de apoio que estão sob sua gestão geralmente são, Manutenção Predial, jardinagem, Recepção, Limpeza, Hotelaria, Telefonia e Segurança Patrimonial, dependendo do nicho de negócio da empresa, setores como o Departamento de Compras podem ser agregados ao Departamento de facilities.

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Qual a formação dos Profissionais que gerenciam Facilities?

Em uma breve olhada  no linkedin, é possível identificar que a maioria dos Gestores de Facilities são originados de setores como Nutrição – Operações – Logística – Hotelaria – Administração Predial e principalmente Administradores de empresas e Engenheiros.

Atribuições do Gestor de Facilities

Segundo a Catho,

Gerencia a prestação de serviços terceirizados de manutenção predial, recepção, limpeza, telefonia, segurança patrimonial e compras. Elabora estratégias para controle de custos e despesas previstos e avalia os resultados alcançados.

em: https://www.catho.com.br/profissoes/gerente-de-facilities/

Segundo a Catho, o salário Médio do Gerente de facilities nos Brasil é de R$ R$ 7.189,04

 

O Gestor de facilities além de ser o responsável pela operação dos diversos setores que garantem o funcionamento da estrutura e operação da empresa, é responsável por Gerenciar os indicadores, planos de ação, Kpis e SLAs dos serviços. Controla ainda as compras de materiais e Contratos de terceirizados e ainda a Gestão de pessoas dos serviços.

Gestão de Facilities ou Gestão de Estrutura?

gestão de estruturas (tradução literal do termo inglês “facilities management“) constitui um campo interdisciplinar que se ocupa da coordenação de espaços, infraestruturas, pessoas e organizações, frequentemente associado a funções relacionadas com a gestão da prestação de serviços gerais a instalações, tais como edifícios de escritórios, estádios, escolas, centros de congressos, centros comerciais, hospitais, hoteis, etc..

fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_de_facilidades

Um Time de Gestão de Facilities

Por que um time? O Gerente de facilities, é um profissional de múltiplos conhecimentos, capaz de alinhar as diversas áreas de serviços e de apoio em uma instituição, mas de forma alguma este profissional vai conseguir gerir todas as áreas sozinho, pois “dentro” de Facilities estão também áreas técnicas que requer formação específica para a Gestão, por exemplo, Nutrição e Manutenção Predial.

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Importância do Gestor de Facilities

Com tantas áreas de apoio, e devido a importância destas áreas para o core business da empresa, é necessário cuidar destes setores de maneira planejada, articulando todos os processos de forma que um departamento complemente os demais, agindo de maneira orquestrada a fim de atender as necessidades dos clientes internos, sem impactar outros processos e sobretudo otimizando o tempo.

Ter um profissional que entenda as várias “línguas” das diferentes alas, como; Hotelaria, Nutrição, Lavanderia, Manutenção Predial, Recepção, Telefonia e Suprimentos, é sem dúvida um passo adiante na Qualidade da Prestação de Serviços, diminuindo o conflito e contribuindo inclusive com o clima organizacional.

Cursos de Gestão de Facilities

Para quem se familiariza com a profissão mas precisa de mais conhecimentos, existe diversas escolas que ministram curso livre de Gestão de Facilidades e até mesmo MBA em Gestão de Facilidades, como a  AEA Educação Continuada, o MBA da USP e o MBA do SENAI .

 

 

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