O Follow Up no processo de compras

follow-up-compras-min

O que é Follow Up?

Follow Up é uma expressão em inglês que quer dizer acompanhar, ou fazer acompanhamento. https://www.significados.com.br/follow-up/

Em um processo de compras, fazer o Follow Up, é ir além de acompanhar as etapas de compras, é também posicionar o solicitante sobre o andamento do pedido de compras ou da contratação de Serviços e é fundamental para a experiência do seu cliente interno.


Leia também sobre Contratação de serviços em Compras


Follow Up para o cliente interno

O solicitante se realiza quando o seu pedido de compras finalmente chega e assim ele consegue dar andamento em suas atividades, mas enquanto o pedido não chega é uma verdadeira tortura para ele, pois a percepção de demora para a compra é muito maior para o cliente, do que para o comprador, na cabeça do solicitante o pedido dele chegou e você imediatamente vai sair comprando, ele não leva em consideração o tempo necessário para cotação, os outros pedidos em andamento, etc…

Por isso é preciso tranquilizá-lo e informar que o pedido está em andamento, esta prática denomina-se Follow Up, e consiste em informar o cliente interno sobre cada etapa do pedido de compras.

follow-up-compras-min

Se o cliente estiver informado sobre o andamento da compra, ou prazo de entrega ou até mesmo do atraso na entrega, a experiência do cliente com o processo de compras será outra.


Leia também sobre: Processos de compras de serviços


Você pode ter implantado o melhor processo de compras possível, comprar com bom preço, em prazo recorde e tudo mais, mas se não tiver uma sistemática de acompanhamento dos pedidos e informação ao cliente, o processo não estará completo.

Como acompanhar as solicitações de compras

O ideal é que o comprador disponha de um sistema de compras, mas caso a empresa seja pequena e o volume de compras não seja muito grande é possível acompanhar os processos com uma planilha em Excel. Baixe planilha de controle de pedidos de compras


Leia Também sobre a Matriz de Kraljic e a importância no processo de compras


Sobre o autor:

Laurival Silva , Bacharel em Administração de Empresas, MBA Executivo em Saúde pela FGV. Coordenador Administrativo em Compras, Contratos e Transportes, antes atuou por oito anos na Gestão de Manutenção Predial Hospitalar.

1 comentário em “O Follow Up no processo de compras”

  1. Pingback: Como enviar orçamentos grandes por e-mail | Laurival Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *