Curso de Hotelaria Hospitalar
Curso de Manutenção de leitos Hospitalar
Curso de Engenharia Clínica

A Motivação e a Felicidade andam juntas

Sempre ouvimos dizer que a motivação só depende de você, mas também já ouvi, e também já falei, “…nem sempre só depende de você”). e na verdade sim…. estar motivado só depende de você.

Afinal o que é Motivação?

Motivação no sentido amplo da palavra é “motivo+ação”, ou seja ter vontade de fazer, e é aí que está o perigo, embora as atitudes do seu chefe, do seu amigo, do colega ou do seu parceiro, enfim de qualquer um que possa te influenciar a estar ou não motivado para fazer algo, te influenciam a curto prazo. Não só pessoas,  mas também os acontecimentos te motivam.

Mas, pessoas ou acontecimentos te motivam por um curto espaço de tempo, por exemplo; Um aumento de salário, te motiva a trabalhar mais e a fazer algo melhor do que fazia? sim, por um certo tempo até você achar que merece mais, ou que o que você faz é diferenciado, etc..

Acontecimentos que te motivam

Aumento de salário te motiva e muito a fazer algo melhor e mais rápido, namorado(a) nova, uma pessoa linda e que é o “príncipe da tua vida”, carro novo, emprego novo, promoção no trabalho, um agradecimento, um gesto.

Acontecimentos que te desmotivam

Um ano sem aumento, namorado (a) que não “liga” muito para você, prestação do carro, falta de reconhecimento no trabalho, ingratidão, uma intriga.

Motivação que vem de uma pessoa, pode ser o seu chefe, parceiro, líder religioso, amigo, etc;

O que as pessoas fazem que te motiva?

Te elogiam, reconhecimento, precisam de você, te admiram.

o que as pessoas fazem que te desmotiva?

Te criticam, não o reconhecem, te desprezam ou não gostam de você.

Note que tudo está interligado, ora alguém te motiva, ora te desmotiva, e assim você entra em looping, nos “altos e baixo” da vida.

A Motivação vem de você…

Por isso que a motivação vinda de você é mais duradoura, pois se você está motivado internamente, trabalha no que gosta, faz o que faz por que ajuda o próximo e a você mesmo.

Se o teu carro mesmo não sendo do ano, lhe atende, e você não se importa com a critica da sociedade que te pede um carro novo, com certeza você não ficará frustrado, pelo menos não com as prestações atrasadas.

A motivação surge de onde?

A motivação vem de dois lugares, da necessidade e da mudança, quem precisa estará sempre motivado, você precisa de dinheiro para pagar o aluguel, para pegar o ônibus, para almoçar, para sair, enfim. isto te motiva a trabalhar ainda que seja com aquele colega chato que depois de resolvido seus problemas ele vai se tornar a fonte da sua desmotivação.

Você está triste, para baixo, nem sabe o que acontece contigo, nem o que fazer. Isto te motiva a buscar ajuda, a procurar uma religião, a frequentar mais a casa dos pais, e acredite você vai sair de lá muito melhor do que entrou.

Motivação por mudança de hábitos

Mudar de hábitos é um meio bom para se auto-motivar, parar de beber, parar de fumar, entrar em uma academia, frequentar uma igreja. São exemplos de “coisas” que vão de dar a sensação de “minha vida mudou”.

Motivação é felicidade

É impossível estar motivado sem estar feliz, quem sai de casa feliz, faz uma boa ação, é gentil no trânsito, produz mais no trabalho, reclama menos.

É impossível ter “brilho nos olhos” em uma entrevista de emprego se não estiver feliz, sem acreditar naquela oportunidade ou sem ter esperança.

Seja você a mudança e a sua motivação

A motivação é Você
A motivação é Você

Se estiver achando que algo está ruim para você, faça algo diferente, estude uma coisa nova, invente um passeio, faça uma boa ação, mude sua rotina de trabalho, entre para o balé… qualquer coisa, mas faça algo diferente. E assim terá sempre um novo começo, uma nova perspectiva e estará sempre motivado.  Não são os outros, é você…

>>>>Outros artigos

Sobre o Autor:

Laurival Silva

Laurival Silva , Bacharel em Administração de Empresas, MBA Executivo em Saúde pela FGV. Coordenador Administrativo em Compras, Contratos e Transportes, antes atuou por oito anos na Gestão de Manutenção Predial Hospitalar.

Mais Artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *