Matriz de Kraljic
Idealizada por Peter Kraljic, publicada em um artigo na revista Harvard Business em 1983, a Matriz de Kraljic ficou conhecida como uma importante ferramenta na Gestão de Compras. Embora o modelo já exista há muitos anos ainda hoje é disseminada como ferramenta essencial, fazendo parte dos diversos meios para a prática de Strategic Sourcing.
Qual a Importância da Matriz de Kraljic na Gestão de Compras?
Imagina uma área de compras sem conhecer a fundo as famílias e categorias que são compradas, que não tenha ideia do volume de compras, ou do percentual de gasto que a área representa para a instituição.
O Modelo de Kraljic propõe organizar a grande quantidade de informações geradas pelo setor de compras e demonstrar de uma forma que o comprador tenha visão estratégica da área, focando nos processos de maior risco, gastando mais energia nas etapas de maior impacto em termos de custo e de mais importância para o processo fim da empresa.
Elaborar a Matriz é difícil?
Dá um certo trabalho para filtrar toda a gama de informações que a área de compras gera, mas ao fim com estes dados tabulados e organizados no modelo, o comprador vai visualizar mais facilmente o panorama das famílias e categorias de sua responsabilidade.
Desta forma poderá direcionar o foco nos processos que realmente importam, e onde as negociações tem maior potencial de resultados, consequentemente necessitam de mais energia, mas, que também representam oportunidade de alavancagem do negócio e também da carreira do comprador.

Matriz de Kraljic
A Matriz de Kraljic
A Matriz de Kraljic é baseada na análise do Impacto no Lucro ( eixo y) e Risco de Fornecimento (eixo x), neste plano que serão alocado os Itens conforme a criticidade, volume e impacto financeiro.
ITENS DE ALAVANCAGEM
São os itens de pouco volume, ( Materiais ou Prestação de serviços) mas de alto valor agregado pois tem um alto impacto no fluxo de caixa, também chamados itens de alavancagem. Em geral são fáceis de Comprar, e podem ser considerados itens de“prateleira”, é neste quadrante que estão a maioria dos itens da CURVA A. Por se tratar de itens com alto impacto financeiro, são também os que mais lhe darão poder de compra.
Estratégia: Foco na negociação.
ITENS ESTRATÉGICOS
São os itens mais importantes para o processo produtivo, além de alto valor financeiro são também de impacto na produção, nesta categoria se enquadram também os itens personalizados, de alta dependência e os de dificuldade de fabricação, geralmente com poucos fornecedores.
Estratégia: A estratégia para estes itens é a parceria com o fornecedor e se possível contrato de fornecimento de médio e longo prazo.
ITENS NÃO CRÍTICOS
Geralmente é onde se enquadram os itens da “CURVA C”, são fáceis de comprar, tem muitos fornecedores e tem baixo custo embora representem de 60% a 80% do volume de compras.
Estratégia: Neste quadro a melhor estratégia é a automação do processo, poderão ser adquiridos no esquema “três cotações e Compra”, ou ainda em plataforma eletrônica onde vence quem oferecer o melhor preço. Devido ao baixo custo e facilidade de compra são os itens que só vale a pena negociar se for um volume muito alto e se você já gastou todo o esforço nos demais itens que requerem mais atenção.
ITENS GARGALO
São itens de baixo impacto financeiro, mas que representam um risco de não fornecimento, por dificuldade de fabricação, logística e poucos fornecedores no mercado.
Estratégia: Neste caso vale minimizar risco, comprando por volume.
O que fazer após a tabulação da Matriz de Kraljic
Uma vez alocados os itens no Modelo de Kraljic, o comprador já terá uma visão mais abrangente das famílias/categorias pelas quais é responsável, e passará a compreender onde deve empreender mais esforços.
Com esta análise já será possível alocar o tipo de comprador ideal para cada família. Para cada estratégia cabe um perfil diferente de comprador, em algum momento é necessário um perfil mais metódico, e em outro um mais estratégico, e nos itens de alavancagem um perfil mais negociador mais conhecedor do mercado, que domine uma boa conversa nas rodadas de negociação, compradores de serviços também precisam deste perfil mais negociador e que sejam expert nos serviços que precisam ser contratados.
Créditos : Treinamento de Stratégic Sourcing da Voratte.
Fontes:
http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/kraljic-matrix-conhecendo-melhor/100035/
https://voratte.wixsite.com/blog
Sobre o Autor:
![]() |
Laurival Silva , Bacharel em Administração de Empresas, MBA Executivo em Saúde pela FGV, apaixonado por Empreendedorismo Tecnologia e Marketing Digital. |
O melhor conteúdo da MATRIZ DE KRALJIC que encontrei até o momento. PARABÉNS 👏👏👏
Obrigado Marcela.
Os itens da curva C, embora sejam fáceis de comprar, exigem grande atenção, pois na maioria das vezes não é atingido o valor de faturamento mínimo exigido pelos fornecedores. Neste caso para minimizar impactos e evitar o desabastecimento, os compradores precisam efetuar as compras em maiores quantidades.